sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DÊ A PRIMAZIA AO SENHOR


 
O dicionário define primazia como “a qualidade de primaz (o que ocupa o primeiro lugar), qualidade do que está em primeiro lugar, que tem prioridade, superioridade, excelência, competência”. Dar a primazia significa reconhecer a grandeza e a superioridade de quem recebe a honra; significa dar prioridade a quem é de direito. E neste caso, não existe ninguém tão importante e digno de receber a primazia senão o Senhor.
Geralmente iniciamos o ano com muitos planos e ideias, com muitos sonhos e desejos, mas......não os colocamos na Presença do Senhor. Na mente humana queremos que Deus faça a parte dEle e abençoe nossos planos, caso contrário a mente carnal acusa Deus de injusto por não satisfazer os desejos humanos. Entretanto, Deus não é uma babá, não é o gênio da lâmpada, não é servo de ninguém; Ele é auto-suficiente, Senhor absoluto, Deus eterno, do qual todas as coisas no universo – inclusive nós – derivam sua existência. Deus não existe; Ele é! Daí porque Ele afirma: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Isaías 42:8).
Nós fomos criados para a glória de Deus (Isaías 43:7; Efésios 1:6,12) e não Deus para a nossa glória. A mente humana corrompida pelo pecado tenta usurpar a glória daquele que é Único em Poder e Majestade. Por isso precisamos nos sujeitar à Glória daquele que “Diante do trovão da tua voz, os povos fogem; quando te levantas, dispersam-se as nações” (Isaías 33:3).
Por isso inicie o ano de forma correta sujeitando-se completamente ao Senhor. A Escritura nos diz claramente: “Assim, sujeitai-vos a Deus, mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Sempre que nos sujeitamos a algo ou alguém, isso implica também numa resistência. Sujeitar-se a Deus implica em resistência ao Diabo, à carne e ao pecado; mas quando resistimos a Deus isso implica numa sujeição ao pecado e ao Diabo. A questão é: A quem estamos nos sujeitando ou resistindo?
Infelizmente muitos de nossos planos são afrontas ao Senhor, são verdadeiras fortalezas de resistência que implicam diretamente numa sujeição ao pecado. Deveríamos levar isso a sério, pois será que nossos planos e ideias estão de acordo com a Vontade Divina? Como nos diz a Escritura, “... não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e assim viveremos?” (Hebreus 12:9).
Em segundo lugar, planeje, mas não coloque sua esperança em seus planos. A Bíblia é clara que podemos fazer planos: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do SENHOR vem a resposta da língua” (Provérbios 16:1). Os planos fracassam por falta de conselho (Provérbios 15:22) e antes de executá-los precisamos calcular os custos e se de fato vale a pena a empreitada (Lucas 14:28-32). Entretanto, o único plano que jamais falha é aquele que vem do Senhor: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2).
Frustramos-nos porque colocamos nossa esperança nos planos que traçamos. Isso é um problema, pois colocamos nossa felicidade em coisas que perecem. O carro novo hoje vale menos quando saí da concessionária, quebra, amassa e nada mais é que ferro com alguns itens de conforto duvidoso; a casa que ambicionamos vai passar por reformas e mudanças e jamais será aquilo que ambicionávamos; o dinheiro que ganhamos será suficiente para suprir nossas vontades sedentas de desejos dos mais variados e duvidosos. Enfim, não há nada nesta terra que possa de fato suprir nossa felicidade.
Planos devem ser feitos, mas a felicidade deve estar na Presença do Senhor. Como disse Davi: “Provem, e vejam como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Salmo 34:8; cf. 40:4; 84:12; 128:1). Até quando disciplinado por Deus somos os mais abençoados seres da Terra: “Como é feliz o homem a quem disciplinas, SENHOR, aquele a quem ensinas a tua lei” (Salmo 94:12; cf. Jó 5:17; Provérbios 3:11,12; Hebreus 12:6-10). Até no não Deus expressa Seu grande amor por nós; a aprovação ou rejeição de nossos planos por Deus indica vida e não morte.
E finalmente, viva a vida para a glória de Deus. Essa é a razão única de nossa vida. Não existe outra razão para existir senão esta: Viver para a glória de Deus! Jesus orando disse ao Pai: “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra da qual me encarregaste” (João 17:4). Essa deveria ser nossa oração e objetivo final de nossa vida. O Senhor Jesus nunca fez coisa alguma sem visar a glória de Deus. E Ele é o nosso Mestre e Senhor, do qual como discípulos devemos seguir fielmente Seus passos. Já imaginou como será o dia em que estaremos diante do Pai no juízo final? Será que diante do Tribunal de Cristo – “Pois é necessário que todos sejamos apresentados... para que cada um receba retribuição pelo que fez por meio do corpo...” (2Coríntios 5:10) – diremos as mesmas palavras de Cristo na Sua oração sacerdotal?
Não viva o ano novo com atitudes velhas, da velha natureza humana, atitudes da carne e do homem que se corrompe. Viva em novidade de vida (Romanos 6:4), lembrando que, se de fato pertencemos a Cristo “... sabemos isto: a nossa velha natureza humana foi crucificada com ele, para que o corpo sujeito ao pecado fosse destruído, a fim de não servirmos mais ao pecado” (Romanos 6:6).
 
Uma fraterna semana e um Feliz Ano Novo em Cristo Jesus, Pr. Gilson Jr.

2 comentários:

  1. Amei essa mensagem, pastor que Deus te abençoe abundantemente!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei essa mensagem, pastor que Deus te abençoe abundantemente!!!

    ResponderExcluir

Comente agora, sua opinião é importante para mim.