quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Valor do Batismo. 1 Pedro 3.18-22


... Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que foi para o céu e está do lado direito de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu. 1 Pedro 3.21-22

Existem dois riscos que corremos quando falamos em batismo. Um deles é pensar que é uma simples ordenança que temos que obedecer sem entender o porquê. O outro extremo é achar que o batismo é tão místico que deixaremos até de pecar quando formos batizados. O texto de 1 Pedro nos ajuda a compreender melhor o significado do batismo conceituando-o como:

1.      1 -      Uma identificação com Cristo

- A morte – A nova vida do cristão é vivida sempre pensando nisso, já morremos para o mundo com a suas paixões e encantos. O Cristão não deve temer  o ficar longe dos prazeres carnais quando decidir-se pelo batismo e se já é batizado deve entender que já morreu para tudo isso e não deve mais se escravizar com o pecado.
O dilema é: Viver com o mundo que jaz no maligno ou morrer para Deus e viver eternamente.

2.          2 -    Uma Esperança Viva
- A Ressurreição -  No batismo saímos da agua para uma nova vida e por um breve instante podemos sair da agua mas temos a perene certeza que ressuscitaremos no ultimo dia para eternamente estarmos com Deus.
A Nova vida é uma vida de ressurreição – a cada dia morremos mais para o mundo e vivemos mais para Deus.

3.           3-   Uma nova fase da Vida
- O Testemunho – o ato do batismo já é um testemunho muito forte, mas o testemunhar deve ir mais além. O testemunho pessoal marcará a vida do novo Crente. Não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido. Como se calar diante de tão grande salvação que pode ser alcançada em Cristo?
Você consegue ficar calado?

Conclusão:
Precisamos dar o devido valor a ordenança deixada por Cristo para a sua amada Igreja, entendendo que através dela cada novo Crente se identifica com Cristo quando cumpre a ordem e também relembra nesse ato a morte para o mundo, e ainda, surge das aguas simbolizando a ressurreição final nossa viva esperança e de uma forma pública dá o testemunho da nova vida recebida de Cristo.
O que está faltando para você ser batizado?
Se você é batizado, o que está faltando para você começar a testemunhar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.