quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Revendo o sofrimento

1 Pedro 3.13-18  13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?  14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;  (... ) 17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.  18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados,...

Sempre nos deparamos com situações de perseguições que colocam em cheque a nossa fé em Cristo. Somos na verdade desafiados a permanecer ou não no Caminho de Cristo. Uma das circunstâncias mais comuns que pressionam o Cristão atualmente e a questão do sofrimento. Por um lado temos os que criticam a fé em Cristo Jesus como verdade absoluta e nos fazem alvo de chacota e ridicularização e por outro lado temos aqueles que acreditam e pregam que o verdadeiro crente não passar por sofrimento e que “nasceu pra ser vencedor”
Mas afinal, como o verdadeiro cristão poderá sobreviver entre esses dois extremos?
O desafio é olhar para a Palavra de Deus e pedir que ela e somente ela nos direcione para a resposta.

1-      Você está disposto a conhecer a vontade de Deus. Você quer mesmo ser um cristão, então esteja pronto para esses embates durante toda a sua jornada. Reflita nas palavras de Jesus “no mundo tereis aflições..” que nos advertem que a vida não seria um mar de rosas. Mas o mesmo cristo disse “ eu venci o mundo “ assim sendo, quem realmente nos fará mal (v. 13), nossas almas estão com Jesus e ninguém pode arrebatá-las de lá.
2-      Sofrer injustiça por amor a Jesus é ser abençoado v. 14 ( confira Mateus 5.11,12 ) independentemente da intensidade do sofrimento sempre somos abençoados nos céus e por vezes aqui na terra de forma visível, o sofrimento por amos a Cristo nos faz crescer espiritualmente. É benção ser digno de sofrer por amor a Cristo ( confira Atos 5.41).
3-      O Exemplo de Cristo será sempre a nossa motivação – é uma grande honra para todo cristão saber que o nosso Jesus não exige de nós algo que seja impossível de se suportar ou mesmo algo que ele não saiba “o quanto dói “. Na verdade Jesus se entregou completamente para pagar o preço de nosso pecado e mesmo em cruciante dor não abandonou a sua missão, tamanho o amor que sente por nós. Você ama a Jesus? Você sofreria por Ele? Você está pronto a seguir Jesus por onde for?
Conclusão: Somos desafiados todos os dias a seguir o mestre e independentemente das situações adversas somos convidados a manter os olhos firmes no autor e consumador de nossa fé. Seja um cristão autêntico mesmo em meio ao sofrimento e confie  no consolo do Espírito Santo e almeje a coroa guardada no céu para aqueles que permanecerem fieis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.