domingo, 10 de julho de 2011

A Palavra Permanente de Deus

1 Pedro 1   22 Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, (...)  23 pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.  24 Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor;  25 a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. 
Toda a revelação divina tem um objetivo absoluto que é alcançado quando se pratica a obediência a palavra: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
 Ao longo da história e de nossas vidas podemos ver o quanto o amor verdadeiro tem sido desvirtuado em sua essência, são desvios do verdadeiro amor que surge do próprio Deus. Esses desvios tem em comum sua temporalidade e superficialidade, conseqüentemente a incapacidade de satisfazer a alma humana. As pessoas que se entregam a esse tipo de amor se tornam insaciáveis em sua busca e sempre estão a procura de novas formas de amar.

A proposta divina não é uma nova forma de amar mas a única forma de amar que pode satisfazer a alma humana e agradar a Deus.
1.       A Brevidade da Vida Humana.
A Carne que tem os dias contados!
Em uma comparação com as pequenas plantas mais simples do campo o texto mostra como é a vida humana. Ervas crescem e produzem, mas se acabam muito rápido. A glória humana é comparada a flor da erva. Por mais bela que possa ser a flor daquela plantinha, não durará ate o dia seguinte.
Esteja sempre consciente da sua limitação física, moral e espiritual para que o orgulho e a auto-suficiência, tome conta de seu coração e te afaste de Deus e sua maravilhosa Palavra.
2.       A proposta de amor de Deus.
O texto no v. 24 mostra a fragilidade da criação a ação do tempo. E a glória humana por mais excelente que se possa parecer, ainda assim será finita, insuficiente para satisfazer a alma humana e incapaz de cumprir os propósitos existenciais do homem.
A Palavra de Deus diferentemente disso promove o novo nascimento, garante a produção de frutos, assegura a manutenção dos resultados, e conserva a vida gerada pela eternidade. Confiar na Palavra é dar a alma o deleite divino capaz de proporcionar satisfação, somando a isso a segurança sentida através da fé em Deus e presença constante do Espírito Santo.
Não devemos entender isso como uma troca, pois não temos nada a oferecer.
Devemos sim entender como o plano único de Deus para a redenção da sua criação.
3.       Sendo alcançados pela eficiência da Palavra.
A Ação permanente da Palavra de Deus também pode ser vista em sua presença na obra de salvação, pois ela é responsável pelo conteúdo da comunicação do Evangelho, e leva consigo o já nesse inicio o elemento escencial “fé”: “...a vem pelo ouvir (...) A Palavra de Deus...”, ela vai nutrir o cristão nos primeiros passos e se tornará um tesouro infindável de alimento espiritual e poderá garantir o direcionamento correto do crente à vida eterna.
É inquestionável a eficácia da Palavra de Deus para a direção da vida humana, no entanto se faz necessário de tempos em tempos nós revigorarmos em nós o prazer de ter acesso a leitura para livre exame e o apoio iluminativo do Espírito Santo. Os irmãos que puderam ler aquela carta foram lembrados do que é a Palavra de Deus.
A nova vida foi evangelizada por esta Palavra e precisa de um alimento seguro todos os dias para alimentar, nutrir e dirigir cada passo/etapa como nova criatura.
É essencial que o cristão valorize o tempo com a Bíblia e com a oração. É imprescindível que isso aconteça diariamente.
Enquanto o nosso corpo físico vai se deteriorando a cada segundo, a nossa alma vai se fortalecendo mais e mais até chegar a estatura do varão perfeito.
Enquanto o pecado adoece a nossa psique o ato contínuo de obedecer a palavra de Deus purifica  a nossa alma e nos faz aptos a amar  uns aos outros pois a obediência a verdade da Palavra de Deus purifica a nossa psique.
Conclusão.
Valorize a Palavra de Deus e faça dela a sua rotina diária porque assim como pode salvar a alma da morte eterna, também garante uma vida de Paz e Satisfação agora nesta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.