segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um grande exemplo de Fé




Nos dias de hoje o assunto fé não tem sido muito estudado mas sem dúvida está sempre na boca do povo. As pessoas dizem “vamos fazer uma fezinha”, ou mesmo dizem ter fé em algo, mas será que sabem o que estão dizendo ou crendo?


Texto bíblico:
"5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, 6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. 7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. 8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. 9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. 10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. 11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; 12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. 13 Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou". Mateus 8.5-13

A palavra fé é traduzida do grego “pístis” (transliterado, leia como está escrito) desta mesma raiz teremos: fidelidade, fiel e crente. Cito isso apenas para não desvincularmos o sentido de fé desses valores supra citados.



Mas o que temos no texto em questão é um exemplo não peculiar no novo testamento da ênfase dada por Jesus a importÂncia da fé. Esteja atento ao valor que o filho de Deus dará a esse fator na vida de alguém, pois a sua Salvação depende disso.

Cafarnaum ou Aldeia de Naum ou de Consolação, era uma cidade na praia noroeste do mar da Galiléia onde grande parte do ministério de Cristo esteve focado, Mt 4.13; Jo 2.12. Chamada "a sua própria cidade", Mt 9.1. Onde pregou, Mt 4.17;Mc 1.21. Onde operava milagres, Mt 8.5; 17.24; Jo 4.46; 6.17.Cidade de origem de Pedro e André, Mc 1.29. As parábolas foram proferidas lá, Mt 13. Mas também repreendida severamente, Mt 11.23. (fonte: bíblia online)

Dessa vez Jesus chega a cidade e logo é abordado por um centurião, algo equivalente a um capitão hoje, ele ocupava na sociedade romana uma posição de destaque e de grande responsabilidade. Esse centurião em particular se destaca pela sua autoridade, responsabilidade, Fidelidade, Sacrifício e Zelo pelos subalternos.

Alem disso podemos acrescentar humildade ao chegar-se a Jesus e reconhecer sua condição de pecador.

Mas o que mais chama a atenção é a contextualização que ele faz do trabalho de Jesus a sua própria realidade e nessa comparação ele dará uma extraordinária demonstração de fé. Vejamos o que podemos aprender sobre fé nessa situação:

1. Ir até Jesus na certeza de que Ele dará a melhor solução. V 5,6

A Atitude de sair de sua casa e enfrentar uma multidão para chegar-se a Jesus pode não ter sido uma prova de fé nesse caso como foi no caso dos homens que colocaram o paralitico pelo telhado, mas foi extremamente necessário para se encontrar uma solução para o problema. Muitos cometem o erro de querer que tudo caia do céu, como passar em um concurso sem estudar, ser um bom profissional sem buscar capacitação, ser um bom marido sem procurar saber o que a esposa quer, e por ai vai.

Está na hora de sair de sua zona de conforto passando por cima de orgulho e indolência (o nosso Deus abomina essas coisas ) e tomar uma atitude em direção a vontade de Deus. Ouse fazer isso estando pronto pra um encontro tremendo com a resposta de Deus a sua necessidade.

2. Confie no mínimo de Deus. Será mais que o suficiente. V 8,9

Não me entendam errado. Ninguém deve dizer a Deus o que fazer. Tem muita gente por ai “determinando” o que Deus deve fazer e não aceitam um “não” como resposta. O que o centurião fez foi usar o bom senso e sugerir. Ao fazer isso o centurião entrou no esquema de “ter tamanha fé” que fez a grande diferença e que mereceu uma “menção honrosa” da parte de Jesus.

Uma ordem dada a centúria deveria ser obedecida a risca para garantir a sobrevivência de uma nação. Se um soldado duvidasse da estratégia do centurião e fizesse algo diferente do comando, colocaria em risco a vida dos 99 companheiros, ou seja, cada soldado precisava confiar incondicionalmente na ordem dado por seu superior.

Aquele centurião estava disposto a confiar no comando do mestre, não estava dizendo o que, e nem como Jesus deveria fazer, ele estava pronto a confiar em apenas “uma palavra” v.8.

Confie você também no que Deus pode fazer em sua vida com um mínimo do Seu Poder. Só uma palavra, um só mandamento sendo obedecido, uma demonstração de amor ao próximo que está faltando, um disponibilizar-se no Reino de Deus pode fazer a diferença para seu problema ser resolvido definitivamente.

3. Permanecer fiel ate o fim. V 13

Uma frase do verso 13: “ Vai, e como creste te seja feito” chamou a minha atenção.(1) A resposta ao pedido do centurião foi integral. (2)O “como creste” mostra que a proporção da resposta é dependente da fé inicial e final.(3) A consolidação se dá na resposta de Jesus e não no ato da fé.

Nem sempre teremos tudo que pedimos, mas sempre teremos uma resposta: sim, não e espere um pouco. O centurião sai de sua casa crendo no poder de Jesus e permanece crendo durante todo o acontecido. Deixar de crer decreta o nosso fracasso como fiéis. Incredulidade em nós nos transforma em incrédulos ao invés de crentes, o que já é um contrasenso.

A qualquer momento Deus responderá a sua oração, esse momento é determinado por Sua Santa Vontade, agora imagine se quando essa hora chegar você estiver passando por uma crise de incredulidade, já pensou Jesus dizendo pra você: “como creste te seja feito” e como você a tempos não está crendo, se vê afundando como Pedro e a seguir Jesus te estende a mão e te diz “por que duvidaste”.

Conclusão:

Alem desse há muitos outros textos que falam a respeito de fé e do que somos capazes de fazer quando confiamos em Deus. No entanto precisamos considerar algo que aconteceu em cafarnaum. No capítulo 11.23 Jesus fala diretamente a cidade dizendo “E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje”.

Naquela cidade não faltou milagres de Jesus, aquelas pessoas tiveram fé suficiente para verem os milagres acontecendo em suas vidas isso porem não foi o suficiente para a Salvação delas.

Não basta sermos curados, ou alcançasmos grandes vitórias pela fé, se essa fé não for suficiente para crermos em Jsesus como Senhor de nossas vidas.

Necessária a Salvação, para vivermos nesse mundo, para vencermos as dificuldades.

(sermão pregado em: 12/07/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.