segunda-feira, 26 de julho de 2010

Um Grande motivo para se exaltar a Deus. 2 Coríntios 1.3

Bendizemos a Deus sempre que estamos bem de saúde, financeiramente, cercado pela família e em paz. No entanto o clima pode mudar quando a situação vai de mal a pior.
Pergunto a você: Será que mesmo que estivermos no fundo do poço, ainda sim teremos motivos para Bendizer a Deus?
1. Ele é Pai de Jesus
Devemos bendizer ao Senhor por que Ele é o Pai de nosso Salvador. Ele não poupou seu filho para tornar possível a nossa redenção. Se não fosse por Jesus estaríamos ainda condenados a morte eterna por causa do pecado em nossas vidas, e separados de Deus pela eternidade.
Você já deu Graças hoje pela Salvação Gratuita que Deus te deu?

domingo, 18 de julho de 2010

Um padrão para o coração que ama a Deus

Fomos criados para estar em perfeita comunhão com Deus. O nosso convívio deveria ser perfeito, conhecendo a vontade do todo poderoso e se deleitando no seu amor e bondade.
Uma vida sem dor, sofrimento, angustia, enfim uma vida de plena satisfação no mundo criado por Deus junto da humanidade. Uma vida de PAZ.
No entanto o homem foi criado com livre arbítrio para essa convivência terrena, podendo fazer suas escolhas para o bem e para o mal. O homem poderia desfrutar de tudo o que Deus preparou para ele, e tudo que foi preparado era bom. Não havia necessidades eventuais e nem motivo de desconfiança nessa relação do homem com Deus.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um grande exemplo de Fé




Nos dias de hoje o assunto fé não tem sido muito estudado mas sem dúvida está sempre na boca do povo. As pessoas dizem “vamos fazer uma fezinha”, ou mesmo dizem ter fé em algo, mas será que sabem o que estão dizendo ou crendo?


quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sendo fiéis em tempos de crise (Atos 6.1-8)






"1 ORA, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.



O Que Jesus pode fazer por você?


"Então lhes falou Jesus: Em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai. Porque tudo o que este fizer, o filho também semelhante mente o faz. Porque o Pai ama ao filho e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica a quem quer". João 5.19-21.

O que Jesus pode fazer por você?

Gostaria de falar sobre a nossa confiança em Deus e não estou falando de uma confiança verbal, mas de uma confiança que reflita uma presença constante de Deus em nossa vida. Uma confiança que gere atitudes de Fé, passos ousados e ações espirituais e, como conseqüência disso a Igreja desfrute de uma vida cristã abundante. Eu pergunto a você sua confiança em Deus é real, ou seja, ela pode ser vista por todos a sua volta; ela tem produzido resultados espirituais e materiais; ela tem feito você viver pela fé como um Justo.

Hoje você pode dizer que a Grande comissão é cumprida por você?

Mensagem em Filipenses 2.14-15 na íntegra.

O apóstolo paulo nessa carta ele iniciou falando a respeito de tudo aquilo que Deus fez na vida dele, todas as bênçãos que Deus derramou através dos irmão daquela igreja. E a seguir ele faz uma oração, nessa oração ele diz o que aqueles irmãos representavam pra ele; é uma oração muito linda e ele termina no v.11 do cap.1. Depois disso ele faz como se fosse um relatório, no ver.12-26, mas ele nesse relatório traz pra nós muitas das doutrinas fundamentais para nós como o sacrifício de Cristo e o que isso representava pra vida de Paulo, os irmão lembram muito bem quando ele disse: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Era isso que o sacrificio de Cristo significava pra ele, o sofrimento que Paulo enfrentasse isso não teria muita importância, porque ele sabia que Cristo tinha feito muito mais por ele. Quando então chegamos ao final do cap. 1.27, Paulo então começa a dar conselhos àquela igreja; e ele trouxe muitos ensinos, muitas opiniões, e guiado pelo Espírito Santo de Deus, ele coloca o que aquela igreja deveria fazer. Na semana passada vimos os ver. 12,13, (‘de sorte que meus amados assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência. Assim também operai a vossa salvação com temor e tremor. Porque Deus é quem opera em vos tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade’). Ver.14,15 que vamos ver hoje, continua dizendo: ‘fazei todas as coisa sem murmurações nem contendas, para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo’.
(oração)
O ver. 14 diz pra nós: ‘fazei todas as coisa sem murmurações nem contendas’. Quando eu estava examinando esse texto, então eu tentei imaginar uma pessoa bem mal humorada, reclamando de algo; as vezes vinha meu pai na mente, quando ele reclamava dentro de casa das coisa, e depois eu olhei e vi aquilo que eu imito meu pai também nessa chatice de ficar reclamando das coisa. Eu vi muitos pontos semelhantes, mas geralmente, a pessoa que reclama muito ela não é de muitos amigos, aquela pessoa que fica o tempo todo reclamando, só murmurando, falando mal de todo mundo, que ninguém presta, todo mundo ta errado, geralmente essa pessoa é difícil de você ter boas relações. E as vezes a gente pensa: ‘não, mas tem motivos para reclamar’; você vai até um órgão público e lá você se depara com uma situação, e você começa então a perceber pessoas que reclamam. Quem aqui recentemente foi a algum estabelecimento público, e teve que reclamar pelos seus direitos ou viu alguém reclamando pelos direitos? Quem aqui nos últimos três meses viu isso? Isso é muito comum acontecer. As pessoas se perguntam: ‘mas como é que pode um negócio desse?’, e começa a reclamação.
(ilustração sobre o pastor Gilson)
A murmuração nem sempre causa efeitos positivos, porque a murmuração não é reclamar pelos direitos, murmuração é ficar falando de outros, é ficar falando contra alguém; e a murmuração se tratando de igreja especificamente; quando ela acontece na sua casa, quando ela acontece lá fora, ela cria uma imagem da igreja, ela cria uma imagem dos outros irmãos. Por que se eu chegar na casa de meus pais, lá em Belém, e eu começo a falar: ‘ah, na minha igreja tem um homem chamado Fernando, ah, ele é isso, aquilo, e aquilo outro’, ‘também tem o raimundo, o raimundo também é desse jeito, e desse jeito’, ‘a irmã mirian, nem se fala; faz isso, aquilo’. E eu começo a falar de todos vocês, que imagem meu pai terá dessa igreja? O que ele vai pensar dessa igreja? Exatamente aquilo que eu estou falando. A murmuração, ela causa essa imagem, ela cria essa imagem.
Outra palavra que nós temos ai no ver. 14, é contenda. Contenda é mais fácil de ser vista. A pessoa contenciosa não precisa de muitos motivos para brigar. Ela briga por qualquer coisa; na verdade parece-me que quando a gente quer brigar, a gente sempre tem algo preparado aqui esperando só o momento, quando a gente acha o momento a gente puxa aquilo do bolso, a caixa de ferramentas todinha, e começa a distribuir confusão pra tudo que é lado. Isso não é difícil de fazer, isso aqui não precisa ser perito pra você ser semeador de contendas; na verdade é difícil você não ser contencioso.
Esse versículo com essas duas palavras no ver. 14, podem nos fazer pensar que ele esta perdido no texto, que não faz sentido ele estar justamente ai, porque ver. 13 diz: ‘Porque Deus é quem opera em vos tanto o querer como o efetuar’. E depois no ver. 15 fala de ser irrepreensível, mas onde está a ligação? A ligação de não fazer murmurações e contendas está no finalzinho do ver. 15; diz aí que você que é da igreja de Deus tem uma função de resplandecer como astros no mundo. E eu pego como exemplo as estrelas ou o sol ou mesmo a lua, e são todos visíveis, são fáceis de serem percebidos pos nós, nós olhamos e eles permanecem, dia após dia, geração após geração lá. E a palavra de Deus diz aqui que nós resplandecemos como esses astro, como esses luzeiros em algumas traduções. Não tem como esconder a lua cheia, vem uma nuvem mas ela permanece lá, o sol por mais perfeito que seja o eclipse percebemos ainda ao redor a claridade dele. Não possível esconder o sol, ele está lá e ele é visto; você também é visto. Esse texto bíblico, apesar de Paulo nunca ter um contato físico com Cristo, está muito ligado com o fato de que Jesus disse que nós somos a luz do mundo. Ele disse pra nós não fazermos murmurações nem contenda, por que nós somos visto pelo mundo. As pessoas estão vendo você, as pessoas estão vendo as atitudes, estão vendo o seu comportamento; e se você murmura, se você semeia contenda, o que as pessoas vão pensar da Igreja Batista Maranata? Como você dirá pra elas: ‘encontre paz ao meu lado nos cultos de domingo’, ‘encontre paz comigo na igreja de Deus’, ‘seja um crente como eu sou e alcance a felicidade’(essa é mais difícil não é? Essa é capaz até da pessoa dá uma gargalhada na sua cara — ‘você não tem felicidade, você não tem prazer na sua vida). Tudo aquilo que aquela pessoa falou ouviu de você, então você pensa: ‘não vai dar certo falar assim, é melhor eu contar uma mentira pra ela do que tentar fazer isso’.
Na verdade irmãos, nós precisamos correr atrás do prejuízo, eu não sei até que ponto cada um aqui tem murmurado, tem criado contenda; eu não sei até que ponto a imagem da igreja está de alguma forma desacreditada, eu não me refiro à Igreja Maranata, mas eu me refiro à igreja de Deus no mundo. Quando se fala em ser crente as vezes as pessoas até brincam: ‘que tipo de crente tu és!?’, porque a imagem do evangelho por conta dessas pessoas está queimada. Como fazer então para resolver isso?
O ver.15 nos exorta para sermos ‘irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis’, são palavras que não têm como achar um meio termo. A palavra irrepreensível, sincero e inculpável, essas três palavra não existe como ter uma interpretação diferente do que aquilo que os irmão estão compreendendo neste momento. A pessoa irrepreensível é aquela que você não acha motivo para repreende-la, você não acha motivo para chamar a atenção dela, exortar pra que ela mude, essa é a pessoa irrepreensível; a pessoa sincera, já vimos isso, é aquela pessoa que não tem nada a esconder, não é aquela pessoa que diz o que vem à mente não, isso não é sinceridade, isso é ignorância e falta de educação falar o que vem à mente — ‘ah não, é isso que eu estou pensando’ — não, isso não é sinceridade. Sinceridade é você poder mostrar tudo que ta seu coração, não só os defeitos dos outros mas a sua maldade também; é poder você abrir o coração e dizer: ‘eu sou assim, eu sou dessa forma, eu penso assim’, isso é sinceridade. E, a última palavra, ‘filhos de Deus inculpáveis’. Pessoa que não tem como ser acusada de nada; isso é a recomendação que Paulo faz à igreja de filipos é essa recomendação que vem para nós nessa noite.
As palavras não têm meio termo, e a situação também que é colocada aqui dentro do texto não nos deixa meio termo, porque nesse momento vocês estão sentados aqui na igreja e todos vocês são santos, santos de Deus. E eu dou glória a Deus porque vocês estão aqui nesta noite, porque vieram até aqui, porque cantaram de uma maneira tão maravilhosa, ou pude ouvir a congregação cantando, e ainda vão cantar mais, eu dou graças a Deus por isso. Mas e quando vocês saírem daqui?
O ver. 15 fala que nós devemos ser irrepreensíveis, sinceros, filhos de Deus inculpáveis. Mas onde ele diz que você deve ser isso? Diz aí no texto, aonde? No meio de uma geração perversa, pervertida, corrompida. Não adianta ser santos aqui, aqui a maioria ta salva e quem não ta salvo ainda, ta se salvando. Mas lá fora o mundo está perdido, o mundo está precisando do santo que está aqui, da santa que está aqui, lá fora. As pessoas estão precisando de você, o mundo está em trevas, e você é esse astro aqui que fala o texto bíblico, que brilha, que é luz. Você tem esse compromisso, meu irmão, minha irmão, adolescentes, jovens; todos você têm esse compromisso de se tornar essa geração, não a pervertida que aqui tem um comportamento e lá fora tem outro, não vocês vão ser a geração inculpável, irrepreensível, sincera, os filhos de Deus que têm a responsabilidade de levar o evangelho ao mundo. Essa mensagem chegou naquele dia pr’aquela igreja, e chega hoje pra você a oportunidade de perseguir isso aqui. Chega de arrumar desculpas para sua vida — ‘ah, eu nunca vou ser santo mesmo’, ‘ah, eu sou falho mesmo’, ‘ah, eu não consigo ser crente com fulano’ — e assim as desculpas vão, mas nenhuma destas desculpas nos isenta desta responsabilidade. Se você pratica o erro, você é digno de repreensão; mude essa situação, não fazendo errado, não fazendo escondido, mas deixando de fazer. E você vai pensar: ‘mas isso é muito difícil, como é que eu vou mudar esse meu gênio? Como é que eu vou mudar esse meu jeito de ser?’. Essa foi a lição da semana passada — Deus é que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar — Deus opera o querer d’Ele através do Espírito Santo que opera em você, ele habita em você diga amém. É Ele quem opera em você, agora se você não quer que ele faça, a mudança Ele não vai fazer. Deixa o Espírito Santos agir na sua vida. E Deus também opera o efetuar, o realizar; Deus te deu dons, se Ele te deu o Espírito Santo, o Espírito Santo te capacita Ele te dá dons para que você possa servir ao Senhor, para que você possa fazer a obra de Deus. Eu digo baseado na palavra de Deus, é assim que você vai conseguir. Irmãos e irmãs, nessa noite, são apenas dois versículos, mas eles têm um potencial de transformar sua vida, se você levar a sério Deus, se você levar a sério o que Deus está te falando nesta noite e resolver mudar o seu comportamento, e perseguir isto, ou seja, ser irrepreensível, ser inculpável, tirar toda a possibilidade de alguém te culpar de algo, tirar toda possibilidade de alguém te repreender, ser uma pessoa sincera, um filho Deus. Essa oportunidade você tem nessa noite, está na sua responsabilidade fazer isso.

(oração)

terça-feira, 6 de julho de 2010

A Carreira do Cristão (Atos 20.18-24)

18 ...Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,19 Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;20 Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,21 Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
22 E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,23 Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Introdução:
Todos procuram dar um sentido para a própria vida. A maioria pela satisfação de seus interesses pessoais. Até mesmo cristãos tem procurado realização na satisfação pessoal.
O Apostolo Paulo serve de exemplo para todos que desejam se realizar fazendo a vontade de Deus e através desse exemplo podemos também alcançar ministérios excelentes.

Rm 12.6-8.
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.


Para isso você precisa avaliar: quais são as prioridades da sua vida?

O Apostolo Paulo tinha prioridades na sua vida:

1. fazer dos planos de Deus os seus planos
1.1 – era necessário que ele tivesse intimidade com Deus.
1.2 – era necessário que ele confiasse em Deus.
... desde o primeiro dia(...), como em todo esse tempo(...) Servindo ao Senhor...

Deus tem planos sendo cumpridos por você?

2. fazer do Espírito seu Guia.
2.1 – ter o Espírito como recurso em tempos de provações.
2.2 – ter o Espírito como recurso na tomada de decisões.
...com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram...(...) ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém(...)me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações
.
O Espírito Santo tem dirigido sua vida?

3. fazer do evangelho seu estilo de vida.
3.1 – em todas as circunstancias(lugares, pessoas, momentos, etc).
3.2 – durante toda a vida (continuidade da proclamação).
anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas(...)tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo. (...)Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus

Você tem evangelizado sempre?

Conclusão:
A coisa mais importante da vida do crente que almeja ser um ministro de Cristo:
É estar dentro dos planos de Deus e de ter os planos dEle em nós.
É ter o Seu Espírito como guia.
É estar permanentemente comprometido com a mensagem da cruz.

Você esta pronto para assumir a carreira que Deus te deu?
Você esta pronto para fazer dela a coisa mais importante da sua vida?