quinta-feira, 7 de abril de 2011

O PASTOR E A IGREJA Hebreus 13. 17 – 21

pr Joáz Goulart - Rio Verde - Goiás

- Todo verdadeiro Líder é chamado por Deus, o chamado vem do Senhor, que capacita os Seus servos a desempenharem as funções para as quais foram comissionados.
- A preocupação do escolhido do Senhor deve restringir-se apenas em santificar-se e buscar a sensibilidade para ouvir o Espírito Santo de Deus.
- O Pastor precisa viver a verdade do evangelho, na au
toridade e no poder do Senhor, ser uma pessoa que crê incondicionalmente na Bíblia como sendo a Palavra de Deus e que aceite o mover do Espírito Santo em toda a sua amplitude, que jamais queira limitar o Senhor à Palavra, mas, que tenha consciência que Ele é o Senhor da Palavra e que vai além da revelação já existente.
 - E entendendo à dimensão da grandeza da responsabilidade de um líder levantado por Deus, o Apóstolo Paulo escreveu em sua (II Co. 03: 05) “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,”. 
- Os escolhidos para a manifestação do evangelho do Senhor precisam receber a autoridade que é dada pelo Senhor.
- E nós que conhecemos o nosso querido e amado Pastor Carvalho, sabemos do temor e tremor que ele tem, não só pela pregação da Palavra, mas também do cuidado e zelo pelo rebanho que Deus colocou sob sua responsabilidade, por isso, parafraseando o salmista podemos dizer que: “Grandes coisas tem feito o Senhor por ele, por isso estamos alegres”.
- Nesta noite em que estamos comemorando o aniversário do Pastor desta igreja do Senhor Jesus, quero compartilhar com esta amada igreja três pontos importantíssimos que precisamos entender, para que Deus possa ser glorificado através das nossas vidas:

1. Como o rebanho deve se relacionar com seu pastor.
- Olhemos para o texto da carta aos Hb amados irmãos: Obedecei aos vossos guias, e sede submissos para com eles; pois velam por vossas almas, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isso não aproveita a vós outros.  18 Orai por nós,...”
- Destaco aqui três atos do rebanho para com o seu Pastor: Obediência, submissão e oração.
- Quando a igreja obedece e se submete à autoridade do Pastor, naturalmente ela o reconhece como mensageiro de Deus, ou seja, queridos, a igreja sabe que tudo que ele diz, vêm da parte de Deus, por isso ela obedece, ela se submete à sua autoridade, Paulo em sua (I Co. 04: 01) diz: Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e
 despenseiros dos mistérios de Deus”.
- A Igreja não pode rejeitar nem desprezar a Palavra recebida da parte de Deus, através do seu Pastor, pelo contrário, recebe-a, com alegria e obediência, pois, a obediência não traz vantagens nenhuma, quando é oferecida de mau grado.

- É importante ainda ressaltarmos que estes verbos são todos imperativos, não existe aqui nenhuma condicional, “obedeça, sede submissos e orai...”.
- E aqui entra outra coisa fundamental para a vida de um rebanho, a oração pela vida do seu Pastor.
- Quando a igreja ora, o sobrenatural poder de Deus se manifesta na vida do povo de Deus.
- Pedro estava preso a igreja orou, um terremoto abriu os grilhões daquela prisão.
- Jesus – um intercessor sem igual, a oração intercessora foi constante na vida e no ministério de Jesus Cristo.
- Ele é o maior intercessor de todos os tempos. Ele é o nosso maior exemplo na atitude de oração.
- Jesus orou pelos seus discípulos e também por nós (Jo. 17: 20).
- Jesus orou por nós e essa verdade nos conforta amados.
- A oração intercessória de Jesus nos ensina também que devemos orar pela vida do nosso Pastor, para que ele possa viver condignamente, como diz o texto da carta aos Hebreus.
- Portanto para consolidar a nossa relação com o Pastor precisamos então: ser obedientes, ser submissos à sua autoridade e ser um intercessor incansável.

2 – Responsabilidades Pastorais.
- O texto nos mostra ainda as responsabilidades do Pastor quanto às suas ovelhas, o texto diz: pois velam por vossas almas, como quem deve prestar contas,...”.
- Pela pregação do Evangelho amados, muitas almas serão resgatadas do pecado e da morte para o Reino de Deus, e a recompensa por essa obra maravilhosa é a vida eterna.
- Mas a palavra de Deus é viva e eficaz e mais penetrante do que uma espada de dois gumes, quando usada segundo a vontade do Pai, maravilhas acontecem a aqueles que crêem pela palavra do pregador, como também,  usada de forma inconveniente, por avareza, poderá acometer um genocídio espiritual, e o pregador certamente irá afundar  com os seus seguidores, como também prestará conta das almas ao Senhor Deus, no grande terrível dia do Senhor Jesus.
- Por isso o Senhor Deus, na carta aos (Hb. 13: 17), alerta aos pastores, os quais hão de dar conta das vossas almas.
- E no capítulo (20: 17- 38) do livro de Atos, o apóstolo Paulo estando em Mileto convocou os bispos e presbíteros que estavam em Éfeso e os admoestou dizendo:  “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o
Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si”.
 - Jesus após a ressurreição pergunta a Pedro se ele o amava, depois lhe dá uma ordem: “apascenta as minhas ovelhas” (Jo. 21: 15 e 17), ou seja, cuida, guarda, vela pelas minhas ovelhas.
- O Pastor precisa cuidar das ovelhas com alegria, sem reclamação, sem murmúrio, para que possa ter boa consciência, vivendo com honestidade.

3 – As conseqüências desse ministério comprometido (v. 21).
- “vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém”!
- O que o texto está dizendo aqui amados, é que a conseqüência deste ministério comprometido com o seu Pastor e com o Reino de Deus, será a capacitação, será o ajuste perfeito e total da sua igreja, ou seja, o próprio Deus torna a igreja perfeita no seu serviço.
- A igreja torna agradável diante d’Ele, para a Gloria do Senhor Jesus.

Conclusão

- Quero concluir dizendo apenas: A igreja que deseja fazer a vontade de Deus deverá ser submissa a autoridade que Ele constituiu aqui na terra, para velar pelas suas ovelhas.
- O Pastor jamais deve perder a consciência de que ele é responsável pelas almas que Deus lhe confiou.
- Por isso, Eu pergunto ao meu querido e amado Pastor Carvalho: O Senhor ama Jesus? Então continue apascentando as Suas ovelhas, e que Deus continue abençoando ricamente a sua vida, em nome de Jesus.

3 comentários:

  1. Gostei muito me ajudou bastante hoje eu irei pregar pela primeira vez na minha igreja e me Derao esse texto base em Hebreus Obrigado !!!!

    Gelson Andrade - ipiranga Piaui

    ResponderExcluir
  2. Muito boa mensagem, nos faz refletir que: o Pr da igreja não está ali como seu empregado, com várias atribuições. Nós igreja temos nossas atribuições juntamente com ele. Temos que deixar de achar, que o pastor é nosso funcionário. Ele tem um chamado de Deus e precisamos ajudá-lo a cumprir.

    ResponderExcluir
  3. Vou pregar este texto é com muita convicção.

    ResponderExcluir

Comente agora, sua opinião é importante para mim.