terça-feira, 12 de abril de 2011

Eu Vejo o Deus que Yuri Gagarin nunca conseguiu ver

Há 50 anos Yuri Alekseievitch Gagarin inaugurou a era espacial ao ser o primeiro homem a entrar em órbita. Foi uma viagem de 1 hora e 48 minutos dos quais 89 em órbita. 12 de abril de 1961, um dia marcante para a humanidade e para o jovem de 27 anos e 1,60 de altura. Enquanto ainda estava em órbita,  Gagarin foi promovido de tenente a major, e com essa patente que a agência de notícias soviética anunciou o espetacular feito ao mundo, que entrava na Era Espacial a partir daquele momento.
Durante o vôo, duas frases de Yuri entraram para a história. Uma de surpresa: “A terra é azul” e a outra “ Olhei
para todos os lados, mas não vi Deus”
Gagarin se tornou um herói nacional e um símbolo do comunismo ateu . Uma celebridade soviética e mundial que passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por reis, rainhas, presidentes e multidões por onde passava. No Brasil, foi recebido e condecorado, pelo então presidente Jânio Quadros, com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
No entanto a fama e a popularidade lhe subiram a cabeça e ele passou a beber. Seu casamento também foi afetado, em outubro do mesmo anos ele sofre um acidente em companhia de uma jovem enfermeira, permaneceu por esse motivo um longo período sem pilotar.
Em 27 de março de 1968, durante um vôo de treino de rotina sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de vôo Vladimir Seryogin morreram na queda do MiG-15 que pilotavam, num acidente nunca explicado.
Minha reflexão na vida de Gagarin é muito simples: Como ele nunca viu Deus? Gagarin era de origem humilde, seu pai era carpinteiro e sua mãe camponesa, e ele se torna um herói mundial, e ainda sim não via Deus? Antes dele ir nessa missão 48 cães haviam sido enviados e somente 20 tinham sobrevivido,  e ele foi e voltou são e salvo e ainda sim não via Deus?
De fato Gagarin não conseguiu ver a Deus, não por que Deus não existia, ou por não abençoá-lo. Deus concedeu 7 anos de vida após a ida dele ao espaço, para que ele pudesse refletir na visão da criação que ele teve o privilégio de ser o primeiro homem a contemplar.
Um dia todos verão a Deus, uns com alegria outros com tristeza, mas todos verão. Eu sei que verei a Deus com alegria e ouvirei a frase “vinde bendito de meu pai...” por que hoje, pela fé e pela razão  eu olho para todos os lados, e vejo Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.