terça-feira, 3 de agosto de 2010

Por que enfrentamos problemas nesse mundo? 2 Coríntios 1.4

Considerações Essenciais.

1. Em Jesus não há tribulação sem consolo. Não ha prova tão grande que não possamos suportar.
2. O problema enfrentado por nós, servirá de exemplo para outros.
3. O consolo é alcançado se suportando com paciência as aflições. O papel de Deus enquanto consolador é estar presente durante a provação, e isso não significa a ausência de sofrimento.

Consolação - mesma raiz da palavra advogado, atribuída ao Espírito Santo.

A idéia aqui é estar junto como coparticipante dos sofrimentos, só que quem consola tem o controle da situação, tem também uma visão mais ampla, tem mais clareza para tomada de decisões.


Precisamos ter a visão de que tudo que passamos tem pelo menos um duplo propósito definido. Na provação aprendemos algo que Deus quer nos ensinar sobre nós mesmos e também algo em que Deus quer nos preparar para ajudarmos aos outros.

Nossas experiências mesmo que dolorosas terão um valor futuro. O fato de termos passado pelo sofrimento e termos saído vencedores nos torna aptos a consolarmos que está passando pelo mesmo problema.

Uma pessoa egoísta sofre uma tribulação e deseja o mesmo para os outros, e ainda diz palavras de escárnio.
Ela faz questão de passar o mal adiante, se tornando um instrumento do tentador

Uma pessoa que conhece a Deus sofre uma tribulação e adverte os outros a respeito dela e diz palavras de consolo.
Ela faz questão de passar o consolo adiante, se tornando um instrumento de Deus

Nas experiências dolorosas que passamos há uma ação direta do Espírito Santo e quando nos submetemos a vontade de Deus no direcionamento do seu Espírito, temos uma experiência divina singular, porém é preciso também tomar cuidado para que:

(1)   As experiências não se tornem normativas. Não podemos achar que todos serão iguais a nós
(2)   As experiências não tomem o lugar das escrituras. Tudo tem que ser passado pelo crivo da escritura.

Comclusão:
Se temos compreendido o sacrifício de Jesus por nós, sem merecermos, então será fácil entendermos que temos de fazer o mesmo com o nosso próximo quando ele precisa de nós.
A verdadeira religião é essa: “estar presente nas necessidades dos outros” , é isso que Deus espera de nós enquanto religiosos. 
Tiago 1.27 A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.

Um comentário:

  1. as vezes lemos ou vemos algo que nos estimula a viver tentando nos tornar pessoas melhores.Que bom que existe pessoas assim como o senhor que ajuda mesmo que a distância.Cici Goiânia,Go

    ResponderExcluir

Comente agora, sua opinião é importante para mim.