terça-feira, 17 de agosto de 2010

SEGREDOS DE UMA VIDA MOTIVADA

TEXTO: Js. 14: 06 – 15
- Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu,
lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-
Barnéia, a respeito de mim e de ti.
- 7 Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de
Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.
- 8 Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei
em seguir o SENHOR, meu Deus.
- 9 Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o
pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o
SENHOR, meu Deus.

- 10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco
anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no
deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.
- 11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha
força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para
voltar.
- 12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele
dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR,
porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.
- 13 Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.
- 14 Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança
até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.
15 Dantes o nome de Hebrom era Quiriate-Arba; este Arba foi o maior homem entre os
anaquins. E a terra repousou da guerra.



INTRODUÇÃO
- Uma coisa importante na vida de uma pessoa é a visão, a sua perspectiva de uma vida
motivada.
- Sem visão não podemos viver uma vida bem sucedida.
- Por isso precisamos ter uma visão correta de Deus, de seu reino e da vida cristã.
- As pessoas que foram usadas por Deus de forma esplêndida, segundo as historias
bíblicas, antes tiveram a visão.
- Deus lhes deu visão antes de usá-las.
- O Texto que lemos registra a história de um homem, que mesmo, apesar das lutas
enfrentadas no deserto durante 40 anos, num clima desfavorável de escassez, de
guerras, seduções, murmuração e de muitas mortes, no entanto, ele jamais perdeu
sua motivação, e sempre fora à mesma pessoa motivada como nos mostra o (v. 11):
Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força
naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.
- Há muitos momentos na nossa vida, que nos sentimos desanimados e desmotivados,

em outros, experimentamos comodismo e desinteresse. O que nos torna assim?
- Este texto nos mostra preciosas lições, de como podemos continuar motivados e
animados na presença do Senhor diante dos grandes desafios que nos cercam.
- Quero compartilhar 03 princípios, que nos ajudarão a sairmos vitoriosos diante dos
desafios:

01 - Ter visão (v.06 e 09).
- 6 Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o
quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em
Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti.
- 9 Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o
pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o
SENHOR, meu Deus.
- Quem tem visão têm objetivos, e quem tem objetivo, persegue-os até o fim.
- Por isso, uma das coisas mais importante na capacitação do cristão é dar-lhe visão,
e esse trabalho leva tempo; é trabalho árduo, Jesus, por exemplo, levou três anos para
passar aos discípulos a Sua visão.
- Outro bom exemplo, é Abraão…, “olha para o céu e conta as estrelas”, como se as
pudesse contar, tornou-se o pai da fé.
- José… teve sonhos grandes e tornou-se governador no Egito, e por causa da
sua visão, salvou aquela civilização da morte, provendo o alimento para todos.
- Daniel… viu as setenta semanas, tornou-se o profeta apocalíptico.
- Paulo… foi levado até o terceiro céu, e por causa da sua visão, tornou-se o maior de
todos os missionários.
- Mas, todas estas pessoas tiveram que pagar um alto preço, foram provadas, sofreram
injurias, perseguições, mas nenhum deles desistiu da caminhada rumo ao seu objetivo.
- Sabem por quê? Por causa da visão que tiveram dos propósitos de Deus.
- No caso aqui, Calebe foi um dos 10 espias, que junto com Josué tiveram uma visão
diferente da terra de Canaã, enquanto os demais, temeram, murmuraram e blasfemaram
contra Deus, Calebe e Josué incentivaram ao povo, que lutassem por sua terra, pois ali
era uma terra que “mana leite e mel”.
- Deus meus amados irmãos, quer que tenhamos uma visão elevada, alta, grande, para
que não nos tornemos medíocres com coisas pequenas.
- Ele deseja que tenhamos visão ousada e sadia; na profissão, no ministério, na família e
pessoalmente, pois, na verdade devemos ter a visão do Senhor.
- Devemos estabelecer alvos.
- Se acharmos que vamos fracassar, assim será! Já fracassamos.
- Em se tratando de ministérios, há muitos ministérios reduzidos, e outros com
repercussão mundial.
- A diferença não está em Deus, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre, a grande
diferença está na visão da pessoa.
- Uma pessoa vai até onde sua visão alcança.

02 - Ser fiel à missão, mantendo o coração na presença do Senhor (v. 8 e 14).
- 8 Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei
em seguir o SENHOR, meu Deus.
- 14 Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança
até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel.
- Calebe sempre acreditou na sua missão, “eu, porém, perseverei em seguir o Senhor
meu Deus”.
- Necessário se faz amados, que mantenhamos viva a nossa esperança, os (vs. 07 e 10)
dizem:
- 7 Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de
Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.
- 10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco
anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no
deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos.
- É preciso que paremos de olhar para as circunstâncias da vida e olhemos para o poder
de Deus, “Para Deus não haverá impossível em todas as suas promessas” (Lc. 1: 37).
- Em (Lc. 13: 10 – 13) relata que Jesus curou uma mulher possessa que andava
encurvada, havia 18 anos, ou seja, dezoito anos olhando para o chão e Jesus lhe
disse: “endireita-te”. A partir de então, sua visão e sua perspectiva de vida era outra.
- O maior estrago que satanás faz na vida de uma pessoa ou na Igreja é encurvá-la para
que não tenha visão.
- Mas a Palavra de Deus nos diz: “persevere em seguir ao Senhor”.
- Deus nos convoca nesta hora para que elevemos nossa visão, olhando para Ele mesmo,
o todo poderoso.
- Quando alguém vai fazer algo, precisa ter uma visão elevada, se achar que algo não vai
dar certo - já era, não vai acontecer nada, porque você só vai até onde sua visão alcança.
- Em (Pv. 29: 18) temos “onde não há visão o povo se corrompe”.
- Podemos afirmar que no reino de Deus não há lugar para pessoas pessimistas.
- Só relembrando, no envio dos 12 espias à terra prometida, todos viram a mesma coisa,
mas daqueles, apenas Calebe e Josué entraram na terra prometida, os 10 pessimistas sem
visão, morreram no deserto.
- Deus tem muitas coisas para fazer através de nós… mas, depende da nossa fé e
também da visão que temos.
- Necessário se faz meus amados, que comecemos então a olharmos além das nuvens,
olharmos somente para Deus, e crermos exclusivamente nas promessas d’Ele.

03 - Ter convicção que em Cristo a vitória é real (v. 12).
- 12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele
dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR,
porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu.
- Calebe demonstra toda a sua convicção, sabia que com o Senhor seria um vitorioso,
pois tinha visão daquilo que ele buscava conquistar.
- Em tudo que vamos fazer, precisamos crer nas promessas de Deus, sair e fazer a obra

para a qual nos convocou.
- Está registrado em (Nm. 13: 30): “Então Calebe, fazendo calar o povo perante
Moisés, disse: Subamos animosamente, e apoderemo-nos dela; porque bem poderemos
prevalecer contra ela.”, e durante 45 anos lutou pelo seu ideal.
- “Não será aqui o vosso descanso” e “Grande e extensa é a obra” diz a Palavra de Deus,
o Senhor Jesus nos chamou para um trabalho sem fim queridos irmãos.
- Assim é nosso trabalho no reino; precisamos trabalhar sempre; nosso trabalho
não pode ser fogo de palha e nem podemos fazer a obra do Senhor relaxadamente.
- Se queremos sucesso, não podemos parar no meio do caminho, devemos aceitar cada
desafio que se nos apresenta, devemos ter sempre a visão Divina e trabalhar sempre.
- Se queremos sucesso precisamos tirar de nosso vocabulário as expressões: “Não vamos
conseguir, não vai dar certo, isso não funciona”, e etc.
- Se Calebe e Josué não tivessem tido a visão de Deus, e perseverado em seguir ao
Senhor, assim como os outros 10 espias teriam caído em fracasso na sua missão, e
teriam morrido ali mesmo no deserto.
- Para a maioria seria impossível vencer aqueles gigantes enaquins, mas é no impossível
que Deus age.
- Às vezes temos medo de buscar aquilo que Deus prometeu, por causa do julgamento
das pessoas, mas, não fique preocupado com aquilo que os outros vão pensar ou dizer
a seu respeito, crê somente e tenha convicção real da vitória, pois “Se o Senhor se
agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e
mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo desta terra,
porquanto são eles nosso pão. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco;
não os temais.”, é o que está relatado em (Nm. 14: 8 e 9).
- Igreja Batista de Acreuna, creia na visão que Deus tem colocado no seu coração, tenha
convicção que o Senhor é por vós.
CONCLUSÃO
- Finalizando, o (v. 07) diz: Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR,
me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração.
- Tal como Calebe, nós estamos peregrinando aqui neste mundo.
- Para uma peregrinação bem sucedida, é preciso, estarmos profundamente motivados
olhando sempre à frente com a visão e a perspectiva de Deus.
- Porque se assim não for, simplesmente vamos enxergar tudo a nossa volta com os
olhos e a visão dos 10 espias que fracassaram e pereceram no deserto.
-E se assim for, da mesma forma, jamais cumpriremos a nossa missão, se não tivermos
visão e motivação.
- Alguém já disse: “Visão não se empurra garganta a baixo, visão se passa com o
ensino”, e eu complemento, visão se passa com o ensino da Palavra de Deus.

Mensagem pregada em 15 de agosto de 2010 na Primeira Igreja Batista de Acreúna pelo Pastor Joaz Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.