sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pagando na moeda divina 1 Pedro 3.9 ( esboço incompleto )

 9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

Acostumando com a idéia de abençoar os praticam o mal – orar pelos que nos perseguem, o exemplo de Davi e Saul.
Entendendo o propósito do nosso chamado – uma vez salvos e transformados precisamos assumir o nosso papel de agentes transformadores.

Motivados pela a herança divina -
1.       Retribuindo males e injurias sofridos com bênçãos
Aqui está a parte mais difícil do chamado para ser uma benção – retribuir o mal sofrido com atos de bondade. Bendizemos para podermos herdar a benção. É uma aritmética divina que estabelece uma formula que mesmo que não entendamos ainda a sua complexidade é preciso utiliza-la sempre que formos vitimas da malícia e injuria alheia. Mal + Bem = Benção Futura; Mal + Mal = Mal imediato.
Vamos pensar no exempllo de Deus.
Joshua 23:16   16 Quando transgredirdes a aliança do SENHOR vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do SENHOR sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu.


ARA Psalm 7:11 Deus é justo juiz, Deus que sente indignação todos os dias.

Psalm 77:7-9  7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?  8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa de geração em geração?  9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (
Salmo 85

Jonah 3:7-10  7 E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;  8 Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.  9 Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?  10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.

Micah 7:18-19   18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade.  19 Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.