domingo, 8 de maio de 2011

Sendo Coerentes. 1 Pedro 1.17

Você sabe o que é ser uma pessoa coerente?
Significa alinhamento entre o que pensamos, dizemos, sentimos e fazemos. Ser coerente é conseguir manter uma postura condizente com o que acreditamos. Convenhamos que coerência é uma palavra muito forte.
A atual conjuntura não facilita muito um comportamento coerente, pois somos diariamente forçados a viver como camaleões nos adaptando as mais diversas situações, na verdade somos educados para fazermos isso constantemente na carreira, no contexto familiar, na vida conjugal, na esfera social e até religioso enfim, em todas as áreas da vida..
A fim de conseguirmos determinado objetivo, nós em alguns casos a ferimos profundamente nosso senso de coerência. Creio que flexibilidade é uma importante virtude que um podemos e devemos cultivar, mas no entanto, existe princípios inflexíveis que desrespeitá-los será uma das maiores violências que podemos nos imputar e o preço sobre nossa fé será devastador!
O versículo 17 é um chamado a coerência destacando pelo menos três áreas de nosso comportamento...

1 Pedro 1.17   Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação,...

1.       Aquilo que acreditamos. “... se invocais como pai..”
Aqui está o referencial para todas as outras áreas da vida. O ponto de partida para uma vida coerente está em se ter convicção da realidade de Deus. Firmar o pensamente nos princípios eternos estabelecidos por ele, crendo nele como senhor de nossa vida e estabelecendo uma confiança  filial com Ele.
Marque sua mente com aquilo que você acredita a respeito de Deus, buscando na Bíblia os conceitos  corretos.

2.       Aquilo que acumulamos com nossas atitudes. “... as obras de cada um...”
A nova vida não dá carta branca para pecarmos. Ela nos dá responsabilidades com cada atitude nossa. Não podemos ignorar o que temos feito a nosso próximo principalmente se está sendo incoerente com aquilo que é a vontade de Deus. Reflita sempre em suas atitudes e procure se interessar pelo que os outros pensam de você, e que impressão você tem deixado por ai.
Saiba que quem está em cristo nova criatura é as coisas velhas já passaram, então se preocupem somente com o rastro que você deixa agora, na nova vida.

3.       Aquilo que decidimos fazer. “... portai-vos...”
Quais os parâmetros que temos para tomada de decisões. E nossas respostas muitas vezes já estão prontas. Usamos a afirmação que “somos assim mesmo” e assim antecipamos que naquela situação estaremos dispostos a pecar.
Não se predisponha ao pecado, lute contra a sua natureza carnal, seja coerente em sua tomada de decisões.

Abrir mão da coerência ferirá a nossa essência mais profunda, nossas crenças e valores mais especiais e isso entristecerá o Espírito Santo de Deus que habita em você e a você também e, à partir daí, é como se disputássemos uma briga contínua entre o que devemos fazer e o que conseguimos fazer de fato.

O problema maior é manter essa briga tentando se justificar ao invés de reconhecer o próprio erro. Você perderá própria autoconfiança, pois já não confiamos mais em nós, pois sabemos que somos capazes de nos trair a qualquer momento.
Você confiaria em alguém que lhe trai constantemente? Provavelmente não, principalmente se esse alguém for você mesmo.

O desafio é proposto: Se chamamos Deus de Pai, temos que teme-lo. E esse temor leva em conta que Deus não faz acepção de pessoas. Esse temor leva em conta que ele julga segundo as obras praticadas.
O nosso objetivo para sermos coerentes: Portar-se com temor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.