domingo, 1 de maio de 2011

Chamados para a Santidade

1 Pedro 1.15-16   15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;  16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Talvez o maior dilema que o cristão tem hoje para enfrentar no mundo, seja o dilema de ter um viver diferente do que é ditado pela maioria. O desafio de quem serve a Deus é viver pela fé os princípios por ele estabelecidos. Precisamos refletir sobre as nossas vidas para saber se estamos ou não levando a sério as palavras estabelecidas por Deus nesses versículos.
Para chegarmos a uma reflexão profunda a respeito desse assunto eu proponho três considerações que tiramos do próprio texto.

1.      O Deus santo nos chamou em santidade para a santidade.
Quando Deus estabelece um plano para salvar a sua criação, ele teria como fazê-lo de muitas maneiras que dispensariam santidade, ele poderia simplesmente salvar a todos. No entanto seu chamado delimita a salvação em um processo seriamente santo, mediado pelo sacrifício santo ( expiação vicária) de seu filho Jesus e que exige o reconhecer de incapacidade  por parte do salvo.
Um chamado santo que tem o propósito de tornar santo todos aqueles que são chamados. Se você ouve a voz de Deus sinta-se honrado em ser chamado para a santidade.
2.      A santidade divina abarca toda a perfeição, justiça e amor incondicional.
A santidade divina deve ser vista como a existência mais perfeita que se pode ocorrer em todas as eras e eternidade. Todo senso de justiça que temos se torna imperfeito diante da justiça de Deus. Nossa justiça é parcial, preconceituosa, finita e imprecisa. Como também é imperfeito o nosso amor, na verdade não sabemos amar incondicionalmente, pois amamos aquilo que gostamos, e só gostamos do que nos agrada e dá prazer, e não nos agradamos nem temos prazer em quem não gosta de nós.
Deus nos ama quando ainda somos pecadores incapazes de discernir a mão direita da esquerda, amor perfeito! Reconheça a perfeição da santidade divina e sua total incapacidade de viver longe Dele.
3.      Nosso estilo de vida deve se ajustar a santidade de Deus.
Agora que sabemos o quanto Deus é santo, vamos olhar para nossas atitudes e dar um ultimato para o pecado. O nosso referencial para decisões e atitudes deve ser o Deus que nos chamou. “... como é santo aquele que vos chamou, sede santos em toda a vossa maneira de viver...”
Deus quer fazer a santidade dele notória entre os homens.
A Nova vida não é uma colônia de férias do pecado, você foi chamado para santidade. Pra continuar no pecado, Deus nunca teria te chamado. Mas ele te chamou, ele te viu na escravidão do pecado e quis te libertar, e quis que você fosse santo.
Não fomos chamados para questionar o quanto nos tornaremos perfeitamente santos, mas fomos chamados para antes de qualquer atitude moderar qual é a vontade de Deus. Fomos chamados para perseverar na doutrina divina independente do que a ditadura do mundo determinar.
Fomos chamados para nos deleitar na santidade divina, ter prazer na lei do Senhor e desfrutar da santa comunhão da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.