domingo, 20 de março de 2011

Guardados para a Salvação. 1 Pedro 1.5

  
“... Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,...”
Creio que uma das melhores doutrinas  que encontramos nas escrituras é a da Certeza da Salvação. Pode parecer egoísmo de minha parte, mas é exultação, puro gozo somado a tranqüilidade de ter o nome escrito no livro da vida.
Nessa sentença da carta é expresso como já estamos guardados para a vida eterna. E nessa palavra, frouroume,nouj , podemos iniciar nossa análise do versículo para de forma acurada não perdemos uma virgula da intenção do Espírito no texto.

Guardados – A palavra grega trás idéia de uma cidade com seus habitantes protegidos por guardas, o contexto no entanto continua falando da “viva esperança” do v. 3 para a qual fomos gerados. Pense comigo que não faria sentido algum sermos gerados novamente por Deus, pela ressurreição de Cristo, para uma herança imarcescível reservada nos céus com o nosso nome nela, e não termos uma garantia qualquer de que um dia colocaríamos nossas mãos nessa bendita herança.
Na verdade temos um certificado de Garantia de valor compatível com a herança, conforme veremos a seguir.
1.       Somos Guardados Por meio da Fé.
A Bíblia nos fala que sem fé é impossível agradar a Deus ou seja a incredulidade desagrada e nos afasta de todas as garantias alcançadas na cruz. Não há garantias na desconfiança. As dúvidas fecham os nossos olhos espirituais e assim não conseguimos ver o Poder de Deus para Guardar a nossa vida até o grande dia.
É importante também saber que somente a fé em Cristo Jesus pode credenciarnos para uma Viva Esperança. Colocar fé naquilo que não salva somente iludirá as pessoas.

2.       Somos Guardados Pelo poder de Deus.
A Bíblia relata as intervenções divinas na história, traduzindo para o leitor atento ao panorama bíblico um Deus ativo, firme em seus intentos, que altera as leis naturais por Ele criadas com perfeição para mostrar o seu senhorio sobre tudo. O poder de Deus foi capaz de vencer a morte ressuscitando a Cristo e fazendo dele o primogênito da ressurreição final dos salvos. É esse poder que nos guarda para a Salvação hoje e no grande dia do Senhor.
A ação de Deus é ilimitada, confie no Seu poder e descanse em Deus.

3.       Somos Guardados Para Salvação Final.
A Bíblia deixa claro para todos nós que a certeza da vida eterna jamais será uma espécie de imunidade para praticarmos o pecado. Ser guardado para a salvação nos motiva a vivermos hoje como se estivéssemos na glória, ter a Salvação garantida e testificada pelo Espírito Santo em nós, me faz não querer entristecê-lo com práticas pecaminosas pois eu não fui gerado de novo para isso. Ser guardado para a Salvação me faz viver como salvo e não como perdido.
Vamos olhar para Jesus hoje e contemplar os seus ensinos sobre ansiedade, avareza, sobre o amor que devemos ter a Deus e ao próximo, e usar tudo isso para controlar a nossa vida hoje, agora, porque o amanhã pertence a Deus e a eternidade já está garantida.
Deus te dá todas essas garantias para que você tranquilamente viva o agora de maneira sábia, justa e piedosa.
Confie em Deus e faça a vontade dele.

Mensagem pregada em 19/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.