Texto Base
4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 5 Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. (Fp 4.4-7)
Introdução
A igreja em Filipos foi fundada pelo apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária, sendo a primeira estabelecida por ele na Europa. Filipos era uma cidade pequena, fundada pelo rei Filipe da Macedônia, pai de Alexandre, o Grande. O relacionamento de Paulo com essa igreja sempre foi íntimo e amoroso, haja vista que os cristãos em Filipos ajudaram o apóstolo por duas vezes, antes mesmo de a carta ser escrita. No texto destacado, Paulo elogia os crentes por sua sensatez ou moderação, instruindo-os a se manterem alegres e livres de qualquer angústia, tendo a certeza que a paz de Deus haverá de guardar as suas vidas.
Desenvolvimento
• A importância de nos alegrarmos no Senhor (v.4). (cf. Sl 16.9-11);
• Deus é o nosso refúgio, por isso não há razão para nos angustiarmos (v.6). (cf. Sl 18.2; Mt 11.28-30);
• A paz de Deus nos guarda em Cristo Jesus (v. 7).
Conclusão
Lemos em Isaías 26.3:
Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.
Somente aqueles que confiam em Deus podem gozar de um verdadeiro estado de harmonia e paz. A paz de Deus, produzida pela presença de Jesus Cristo em nossas vidas, é incomparável e, como nos diz o apóstolo Paulo, excede toda a compreensão humana. Se você, homem ou mulher, criança ou idoso, ainda não desfrutou dessa paz verdadeira, encontre-a nos braços de Jesus!
ALMEIDA JR. Amadeu Nunes de. Guardados pela paz de Cristo. Acreúna: PIB, 02/01/2011.
Aeeeee pastor abençoado... valeu pela publicação!!!
ResponderExcluirAeee pastor... valeu pela publicação!
ResponderExcluir