domingo, 14 de agosto de 2011

Sendo Servos de Cristo aqui no mundo 1 Pedro 2.18 -25


18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.  19 Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.  20 Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.  21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
Quando o texto aborda o assunto que diz respeito ao comportamento dos servos o tema principal é o sofrimento, isso chamou minha atenção e me fez refletir nas seguintes questões:
1.       Servir sempre implicará em sofrer?
2.       A  sujeição tem um limite (se é que tem ) que vai alem da capacidade física?
3.       Sofrer de forma substitutiva ou sofrer por alguém, produz frutos espirituais?

Essa semana li uma matéria que focalizava as pessoas que procuram bênçãos sem se esforçar para serem benção para o próximo, isso tem sido uma prática muito comum em nossos dias. “eu reivindico a minha benção” dizem os mais exaltados. Porém quando olhamos os exemplos de Cristo percebemos que esse exemplo ele não nos dá, pelo contrario, sempre se preocupando com o próximo e com as necessidades alheias o mestre nos dá vários exemplos de humildade, submissão e amor incondicional inclusive pelos que o perseguiram e mataram.
1.       Revendo o conceito de servir – todo cristão precisa entender o verdadeiro significado de servir pelo exemplo de Cristo. O servo busca o interesse de seu Senhor, sua alegria e satisfação e com isso em mente ele se sacrifica e subjuga o próprio corpo no afã de deixar o seu senhor feliz. Na vida cristã também precisamos buscar a alegria de nosso supremo Senhor – Jesus Cristo – para nos tornarmos participantes nos sofrimentos momentâneos aqui, sabendo que esses sofrimentos geram um eterno peso de glória no porvir.
Servir não é servir-se e quem serve, busca a satisfação daquele que está sendo servido e não a própria.
2.       Servindo aqui no mundo – honestidade! Essa palavra resumiria esse ponto. Cada servo de Deus que se torna empregado de alguém precisa entender que precisa cumprir bem suas responsabilidades atribuídas e devem lutar pelo que lhe foi entregue com muita seriedade e sujeição. É um tremendo desafio aplicar o versículo 18: “...Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus...” em nosso cotidiano quando nos deparamos com exploração e injustiça, mas é exatamente nesses momentos que Deus espera que você faça toda a diferença.
Se você esta disposto a servir aos homens em um trabalho honesto e digno, faça isso como servindo a Jesus.
3.       Servindo pelo Reino de Deus – Deus deu dons aos homens para que o seu reino tivesse servos habilitados para a missão deixada por Jesus para a Igreja. Deus espera que estejamos prontos para padecer qualquer coisa pelo Reino e existem promessas de grande galardão para os que fazem assim. Os apóstolos ficaram felizes quando levaram uma surra pelo Evangelho. Pedro, conta-se a tradição, que não aceitou ser crucificado da mesma forma que Jesus.

Finalmente precisamos de servos a serviço de Deus. Chega de achar que Deus é nosso servo e que está pronto pra fazer a nossa vontade enquanto ficamos de braços cruzados “esperando a benção”.
Precisamos fazer uma releitura do sofrimento cristão. Devo me preocupar em manter minha vida no centro da vontade de Deus e com ele buscar força de superação de dificuldades. Devo trocar o prazer terreno pelo contentamento espiritual que Deus concede ao fiel. Nas aflições vou orar, na dor suplicar, confiarei no amor de Cristo, me apoiarei na sabedoria divina e em todo tempo louvarei ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.