domingo, 14 de agosto de 2011

Sendo Servos de Cristo aqui no mundo 1 Pedro 2.18 -25


18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.  19 Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente.  20 Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.  21 Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
Quando o texto aborda o assunto que diz respeito ao comportamento dos servos o tema principal é o sofrimento, isso chamou minha atenção e me fez refletir nas seguintes questões:
1.       Servir sempre implicará em sofrer?
2.       A  sujeição tem um limite (se é que tem ) que vai alem da capacidade física?
3.       Sofrer de forma substitutiva ou sofrer por alguém, produz frutos espirituais?

sábado, 6 de agosto de 2011

Como deve agir um filho de Deus diante das autoridades humanas?

1 Pedro 2.13-17   13 Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior;  14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.  15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos;  16 Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus.  17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.


Não precisamos de anos de história para encontrarmos exemplos de corrupção ativa nos escalões mais altos do poder constituído, basta olhar as ultimas 24 horas de noticias que será o suficiente para ficarmos enojados com aqueles que são nossos líderes políticos. Eu entenderia a principio se você ficasse revoltado com o sistema e quisesse abrir mão de um voto consciente e até de opinar para não tomar partido em nada disso. Porém, Deus não espera passividade em um momento como esse, na verdade ele quer que façamos toda a diferença nisso também.
A sua vida em sociedade política será mais uma área de atuação do seu testemunho cristão e o que se aplicava aos cristãos que leram a carta de Pedro pode também ser aplicado nos dias atuais.
Para testemunhar de forma eficaz em seu comportamento político norteie sua vida por três premissas...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pedras vivas 1 Pedro 2.1-8 ( apenas considerações adicionais para os sermões anteriores )

A Comparação de Cristo com uma pedra no texto nos apresenta dois lados:
1.       Os que acreditam em Cristo e fazem a sua vontade são como pedras colocadas sobre a pedra principal e dessa forma edificam uma casa espiritual.
Os que crêem em Cristo não serão confundidos e permaneceram inabaláveis.
Cristo é a pedra preciosa eleita por Deus. V.4
2.       Os que não crêem em Cristo e não fazem a sua vontade são como pedras que se chocam contra a pedra angular e se despedaçam. (Lc 20.18)
Os que não acreditam em Cristo tropeçam sempre e se escandalizam com o evangelho puro e genuíno. V.2 (Rm 9.32-33 )
Cristo é a pedra reprovada pelos homens.  V.4
Conclusão:
Como pedras  vivas nos precisamos firmar nossas atitudes na Palavra de Deus e nela confiar sempre para que possamos ser edificados e haja crescimento espiritual