terça-feira, 15 de novembro de 2016

Tutorial Adaptando Microfone Externo na Fujifilm S8200

Comprei essa câmera e sempre quis utiliza-la com um microfone externo. Mas como você sabe ela não tem então o que fazer???

Criei coragem e abri minha câmera e procurei os benditos microfones internos e a possibilidade de adaptação. (para fazer essa adaptação é preciso ter um conhecimento básico de soldagem e eletrônica)



aqui no detalhe os pontos de soldagem dos fios para o microfone externo da esquerda para a direita: vermelho positivo canal left, preto negativo canal left, branco positivo canal right e azul negativo canal right.

Eu utilizei os fios de um fone de ouvido samsung que eu tinha aqui na minha "sucata" pra fazer a adaptação


fiquei com dó mas tive que fazer um furo na carcaça da câmera, foi fácil por ser de plástico.

Ainda não fiz o acabamento final (não sou muito caprichoso) mas um dia...


Adaptei os próprios microfones que ficavam dentro da câmera para ficarem fora na expectativa que sumisse o ruido do acionamento do zoom mas ele apenas diminuiu.
Preparei esse "rabicho" para adaptar microfone mono tipo de lapela ou auricular. Essa adaptação é necessária pois a câmera grava em full hd com dois canais.

Eu mantive o plug na câmera com opção de dois canais e o "rabicho" faz a união dos dois canais .

Veja o video de como ficou com lapela:

E nesse com o microfone auricular:

Espero ter ajudado, Abraço.


2 comentários:

  1. Eric Martins de de Sousa28 de maio de 2017 às 12:48

    Bom dia grande. Gostaria de saber se vossa senhoria poderia me esclarecer outra duvida. O senhor sabe como fazer para realizar a limpeza interna das lentes desse modelo de camera s8200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric, ainda não tive coragem de desmontar essa parte da câmera, tem muita engrenagem, recomendo que você procure um profissional. obrigado.

      Excluir

Comente agora, sua opinião é importante para mim.