domingo, 31 de outubro de 2010

A Estabilidade Divina para o Fiel

Todos desejam ter uma vida estável. A segurança financeira talvez seja a mais procurada mas a estabilidade emocional não fica muito atraz. Outros dirão que preferem estar bem socialmente e os mais altruístas dirão que sonham com um mundo de Paz e sem fome.
O ponto comum aqui é estabilidade. O desejo de segurança norteia os anseios da sociedade pos-moderna e não é sem motivo. O dia de amanhã tem se tornado uma incógnita até para aqueles que estão bem ancorados no poder, na riqueza, na família ou em si mesmo.
Nesse cenário incerto você estaria se perguntando: Posso ter garantias diante de tanta insegurança?
A resposta a nossa indagação estará no Salmo 112!
 LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.  2 A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.  3 Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.  4 Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.  5 O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo;  6 Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.  7 Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.  8 O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.  9 Ele espalhou, deu aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.  10 O ímpio o verá, e se entristecerá; rangerá os dentes, e se consumirá; o desejo dos ímpios perecerá.

A primeira premissa que temos no texto sagrado é o fator que garante o sucesso da vida cotidiana: “Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.”. Não é um pedido ou preceito, é uma constatação! Isso mesmo, vai ser a partir dessa afirmação que todo o texto inspirado pelo próprio Deus vai prosseguir.
Em outras palavras, a Reverência a Deus e o prazer em obedecer sua Palavra, trará pelo menos cinco conseqüências diretas em nossa descendência, sustento, solução de problemas, caridade e segurança.
1.       Descendência – A claresa do versículo 2 dispensa comentário: “2 A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.”. Pense por um momento: que tal ter a certeza do futuro de sua família?
2.       Sustento – Prosperidade e Riqueza em nossa casa. Versículo 3 não é para sermos melhores que os outros, mas para termos a certeza de que Deus nos dará recursos para uma vida estável e segura.
3.       Tomada de decisões para solução de problemas – Versículos 4 e 7 mostram que aquele que teme ao Senhor não precisa temer mais nada e ainda mais, a Palavra de Deus é o caminho para se encontrar sempre uma solução.
4.       Caridade – A compaixão e a Liberalidade não é colocada aqui nos versículos 5 e 7 como uma obrigação. Principalmente no verso 7 vemos a caridade como algo comum a vida de quem teme a Deus.
5.       Segurança – Meu último destaque está no verso 10, e é para entendermos a conhecida frase “o mal por si, se destrói”. Isso significa que não estamos livres de que sintam inveja ou raiva de nós, talvez sempre vejamos pessoas insatisfeitas com o nosso sucesso, no entanto isso nunca atingirá espiritualmente os que temem a Deus e confiam em sua Palavra.
Finalizo pedindo a você que creia na realidade do Salmo 112. Creia e saiba que nós hoje temos uma oportunidade que o salmista não desfrutou: “Conhecer Cristo Jesus como Salvador pessoal e ter o Espírito Santo com guia presente em nós”.
Você está pronto para deixar de confiar em outras coisas para a salvação e crer somente em Jesus como caminho, Verdade e Vida?
Boas obras são nossa obrigação como seres humanos, mas não nos salvarão.
O santos fizeram diferença pra sua geração e até tem bons exemplos de vida, mas não nos salvarão.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4.12.

Então entregue sua vida a Jesus e tome duas atitudes que te darão estabilidade real:
1.      Temer a Deus – Para não temer a mais ninguém, vamos temer aquele que só que o nosso bem.
2.      Ter prazer nos Seus Mandamentos – Busque conhecer a vontade de Deus diariamente pela leitura e meditação na Bíblia. As orientações divinas para sua nova vida estão lá para serem descobertas e aplicadas no seu cotidiano.
Bem Vindo ao clube dos Estabilizados na Fé.
(Mensagem a ser pregada em 31/10/2010 na frente missionária em Acreúna - GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora, sua opinião é importante para mim.